Dicas para utilizar o Jusbrasil

1) O campo de busca é "autocomplete", ele sugere os tópicos, pessoas e instituições já cadastradas no sistema a medida que o usuário digita algo. Caso queira realizar uma busca comum, basta digitar os termos da sua consulta e escolher a primeira opção dentre as sugestões.

2) Existe um tópico chamado "Jusbrasil FAQ", sugiro seguir ele, lá contém uma ajuda mais completa de como usar o novo Jusbrasil.

3) Os tópicos são organizados em hierarquia no Jusbrasil. Quando em uma página de um tópico, é possível visualizar os "Tópicos pai", em verde, acima do nome do tópico em questão, e na lateral direita os SubTópicos ("Tópicos filho"). Com essa organização é possível navegar na hierarquia e escolher desde um assunto abrangente até um bem específico.



4) Também na página de um tópico existe a opção "Organizar Tópico", onde qualquer usuário pode: editar "Nomes alternativos para o tópico", "Tópicos pai", "Tópicos filho" e "Mesclar Tópicos".

5) Todas as ações de um usuário no sistema podem ser reversíveis, então se você ou outro usuário utilizar o Jusbrasil de forma indevidas, é possível reverter tal ação.

6) Em sua página inicial, o feed, é possível "Criar uma página institucional", e nela criar o perfil do seu escritório de advocacia, ou empresa por exemplo.

6.1) Você pode convidar outros usuários do Jusbrasil para participarem e contribuírem com sua página institucional.

6.2) Na sua foto de perfil - que fica na barra superior do lado direito - aparecerá a opção de usar o Jusbrasil com o perfil de uma instituição que você criou ou participa, e todas as ações ficarão registradas como executadas pela instituição.

7) O sistema estará medindo a quantidade e qualidade das ações feitas por cada perfil, dando maior ou menor visibilidade aos perfis que realizaram as ações.

8) Os documentos podem ser votados em: "Leiam" ou "Não Leiam". Esse voto serve para a comunidade separar o que é importante. Os documentos mais importantes serão mais divulgados na rede. Seta para cima significa "Leiam" e Seta para baixo significa "Não Leiam". Lembre-se que mesmo que você não goste de uma determinada notícia, aquela informação pode ser importante para o conhecimento de todos, e por isso deve receber o voto "Leiam".

9) Qualquer pessoa pode "topificar" os documentos no Jusbrasil. "Topifique" com sabedoria, identifique as idéias centrais, os assuntos, do texto e organize a informação para você e para milhões de pessoas. Tópicos que não tenham haver com o texto contarão de forma negativa para sua reputação na comunidade.

10) Agora você mesmo pode publicar diretamente no Jusbrasil, artigos, notícias, modelos e peças. Você estará sujeito ao julgamento da comunidade em relação a qualidade do seu artigo e a comentários. Através das ações em torno da sua publicação, você ou sua instituição, poderá ganhar muita notoriedade entre os outros usuários.

Importante lembrar que é necessário "topificar" sua publicação. A forma de maior divulgação é através dos tópicos, são eles que vão carregar sua informação para a página inicial dos milhões de usuários do Jusbrasil.

11) Repare que em qualquer documento que contenha a citação de uma lei possui um link marcando ela. Basta deixar seu mouse em cima do link que um quadro aparecerá mostrando o que significa aquela citação:


12) Qualquer artigo ou lei também é um tópico, ou seja, pode ser seguido, e quando houver uma atualização, esta aparecerá em seu feed.

13) Quando em uma página de documento, você verá a opção de salvar - representado na imagem abaixo. Ao clicar neste link, este documento será salvo em sua pasta de "Salvos", que se encontra na sua página inicial.

  

Opiniões e Base de Conhecimento