Como devemos nomear os tópicos no Jusbrasil?

Novos tópicos são criados a todo instante. Precisamos nomear esses tópicos com objetividade e clareza para que eles facilitem o acesso ao conteúdo que está sempre se atualizando e evoluindo.

Você, Jusbrasileiro, só precisa seguir alguns critérios na hora de nomear os tópicos durante sua criação.

Capitalize os Tópicos

Capitalizar palavras e expressões significa colocar os nomes iniciados por letras maiúsculas. Desta forma, devemos capitalizar os tópicos assim como fazemos com os títulos. Sempre a primeira e a última palavra de um tópico deve ter sua primeira letra em maiúsculo. Coloque em maiúsculo a primeira letra de uma palavra se ela não for: um artigo, uma conjunção, preposição ou pronome formado por menos de 5 letras ou no caso de termo específico.Veja alguns exemplos:
  • Direito Penal (capitaliza-se todas as palavras);
  • Rio Grande do Sul (não capitaliza-se o do porque ele é uma [contração de] preposição);
  • Minha Casa, Minha Vida (Capitaliza-se o primeiro minha pois é a primeira palavra e o segundo porque é um pronome [possessivo] com 5 letras);
  • A Era Digital (Capitaliza-se a letra A por ser a primeira palavra).
Evite Verbos

No geral, devemos dar preferência aos substantivos como nomes para os tópicos no lugar dos verbos, adjetivos ou perguntas.

Por exemplo: Rescindir Contrato deve dar lugar a "Rescisão Contratual".

Tópicos não são Ementas

Como já dito antes, cada tópico deve referir-se apenas a um assunto especifico, portanto, não devemos tratar sobre mais de um assunto em um mesmo tópico.

Por exemplo: "DIREITO PENAL. FURTO. FURTO QUALIFICADO" deve dar lugar a três tópicos distintos: "Direito Penal", "Furto" e "Furto Qualificado"

Evite a Ambiguidade

Um nome de um tópico não pode ser ambíguo. Haverá apenas um nome no Jusbrasil para cada tópico; O sistema não permite nomes duplicados. Teremos tópicos que, inevitavelmente, serão ambíguos e precisarão de especificação através do uso de parênteses.

Por exemplo: "Lula (Político)" ou "Lula (Animal)". O termo utilizado para especificar deve ter a primeira letra em caixa alta.

Se o nome do tópico for popularmente conhecido, é desnecessário utilizar um termo para especificá-lo e a descrição deve estar bem clara para evitar confusões.

Tópicos com nomes de Pessoas, Eventos, Entidades/Empresas, Órgãos ou Sigla

Pessoas: Podem ser criados tópicos com nome de pessoas, um usuário do JusBrasil pode solicitar a desativação de um tópico que leva seu nome;

Entidades/Empresas com nomes que são sinônimos dos seus produtos (por exemplo: Google, Facebook ou Twitter): Para estes, o nome sem especificação deve ser tratado com o produto e a empresa em si deve ser especificado em parênteses Facebook (empresa);

Eventos com várias versões (por exemplo: X Exame da Ordem dos Advogados): Estes eventos devem possuir tópicos referentes às suas versões;

Órgãos: Permite-se a abreviação dos nomes dos órgãos desde que não haja ambiguidade e a sigla seja popularmente conhecida. Por exemplo: OAB. Entretanto, toda vez que for utilizada uma abreviação a descrição do tópico deve detalhar a sigla utilizada.

Siglas: Aquelas popularmente conhecidas seguem a regra do item anterior, porém, quando não forem de conhecimento popular, devem ser escritas por extenso com a sigla entre parênteses. Por exemplo: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)

Seja Direto

Os nomes dos tópicos devem ser tão longos quanto necessário para que ele não se torne ambíguo. Porém ele não deve ser maior que isso.Tente evitar nomes especialmente longos como "Copa do Mundo de Futebol Fifa de 2014" simplifique: "Copa do Mundo 2014".

Também evite colocar adjetivos/qualificadores desnecessários nos tópicos.

Por exemplo: "Constituição brasileira de 1937 Outorgada pelo presidente Getúlio Vargas", deve ser apenas "Constituição Brasileira de 1937".

Se for possível, utilize a descrição do tópico para que não seja necessário nomear o tópico com uma frase extensa.

Neutralidade

Os nomes dos tópicos não podem ser controversos ou provocativos, e devem estar de acordo com as duas partes envolvidas em alguma questão.

Wikipedia

Quando houver controvérsia sobre o nome de um tópico, geralmente devemos utilizar a mesma convenção utilizada na Wikipedia.

Evite Gírias ou Apelidos

Os nomes dos tópicos precisam ser entendidos por qualquer pessoa interessada neles. Nosso país possui proporções continentais e uma mistura de culturas que torna o povo brasileiro único em todo mundo. Entretanto, precisamos evitar gírias e apelidos de cada região para que todo Jusbrasileiro possa entender o que o outro quer dizer.

E lembre-se...

Encontrando um tópico fora destas regras, por favor, corrija-o! Nós disponibilizamos uma ferramenta de organização feita especialmente para você, Jusbrasileiro, que quer revolucionar o acesso à informação pública brasileira! Basta clicar em Organizar Tópico, no menu do canto direito do tópico.

Opiniões e Base de Conhecimento